quinta-feira, 5 de junho de 2008

Praxes ou comportamentos ilícitos?

Como aluno finalista sinto-me na obrigação de comentar a notícia publicada hoje (ontem) no Público alusiva à Praxe e à sua relação com o nosso querido Ministro Mariano Gago.

Na verdade, não discordo de todo com as suas palavras ("a humilhação e fascismo ligados a muitas praxes académicas", "carácter brutesco da esmagadora maioria dessas actividades".), há de facto, casos de subjugação abusivos em todas as instituições de ensino superior, contudo este facto não se deve única e simplesmente à praxe, mas sim ao comportamentos ilícito por parte de alguns alunos que forçam os alunos recém chegados a fazerem coisas que põem em causa a sua condição física e psicológica, estes alunos deveram ser severamente punidos, não só monetariamente como no caso do aluno morto em Famalicão, mas particularmente com pena de prisão.

A praxe tem como missão a integração do aluno recém-chegado de modo a que ele se insira da melhor forma na academia e não molesta-lo ou subjuga-lo, este tipo de comportamento não deveram ser entendidos como formas de praxes, mas sim como crime civil.

Para concluir e agora que estou na fase terminal do meu percurso académico, recordo o meu primeiro ano (ano de caloiro) com saudosismo e nostalgia de tempos muito felizes e muito bem passados, alguns deles em praxes.

Se me permitem, um ligeiro apêndice… forçar um aluno carenciado a sobreviver com uma bolsa de 70€ /mês para que possa continuar os seus estudos não lhe parece humilhante e brutesco? Há claramente muitos problemas por resolver no ensino superior público e a praxe é só o topo do Iceberg.

Sem comentários:

Visitante Nº

AnunciossexoproductosClasificados Gratisvideos