segunda-feira, 7 de julho de 2008

Balanço Erasmus


Como o prometido é devido aqui vai um mini resumo dos últimos quatro meses da minha vida, (bem) passados no sul de Itália na cidade de Foggia.
A experiencia Erasmus é, de facto, uma das experiencias mais marcantes na vida de estudante, logo, gostaria de a aconselhar a todos os meus colegas.
Ao contrário do que estava à espera o primeiro mês assumiu-se um pouco complicado, tendo em conta o penoso processo de alojamento, em que o carácter “pouco sério” dos candidatos a senhorios se tenha assumido de difícil manejamento.
Quanto à cidade, Foggia não está incluída nos roteiros turísticos que conhecemos, não tendo qualquer atractivo turístico, tornou-se assim, mais acessível aos bolsos, não só lusitanos mas também de outras nacionalidades representadas.
A Universidade apresentava infra-estruturas de fazer inveja a qualquer universidade portuguesa, no entanto 90% dos docentes não falavam inglês ou qualquer outra língua estrangeira, o que a princípio, se tornou bastante impeditivo.
Quanto á comezaina, não, não é tão boa como se pensa, na verdade a gastronomia italiana deriva de tomate e massa para massa e tomate, entretanto se estiver fastidioso, poderá sempre comer massa com tomate, no entanto em cidades como Roma ou Florença conseguirá encontrar restaurantes de todas as nacionalidades (menos portugueses).
Neste momento, deverá estar a pensar que a experiencia Erasmus não é tão positiva como a princípio apregoava, mas não é verdade, a experiencia Erasmus vale e valeu especialmente pelas viagens e sobretudo pelas amizades que fiz. Estudantes de todo o mundo com dissemelhantes formas de pensar e com culturas diferentes vivendo uma experiencia em uníssono.
Espero que tenha gostado das fotografias que ao logo destes 4 meses fui partilhando.

3 comentários:

Ritinha disse...

Olá!

Também tenho um blog que muitas vezes uso como espécie de diário, onde conto as minhas aventuras e peripécias aqui em Roterdão, onde também estou a fazer Eramus.

É de facto uma experiência fantástica!
Conheci imensa gente, lugares, culturas,...

***

Anónimo disse...

Ola
Entao de volta a casa, nos por ca estamos mas ja de volta marcada...
mt fixe esta experiencia...e agora k tava a começar a gostar, tenho de me ir...
Encontramo-nos na piadusa!!!!
Fica bem...Bjs

Anónimo disse...

Tu estavas e ainda estás é com saudades daqueles batatas estufadas que eu uma vez fiz e que estavam super picantes! ;) Dos tempo em que viviamos na grande casa das lameirinhas. Um abraço ;)

Visitante Nº

AnunciossexoproductosClasificados Gratisvideos